segunda-feira, 5 de maio de 2008

Torre de Belém







A Torre de Belém , foi construída em homenagem ao santo patrono da cidade de Lisboa S. Vicente, localizando-se, sobre um afloramento rochoso nas águas do rio Tejo, local onde anteriormente, se encontrava ancorada a Grande Nau, que cruzava fogo com a fortaleza de S. Sebastião, defendendo a entrada de Lisboa de piratas e invasores.


A construção da Torre de Belém tem inicio no ano de 1514 e a obra é concluída em 1520, sendo o arquitecto da obra, Francisco de Arruda.



A Torre foi projectada, como símbolo de prestígio real, a decoração exibe a iconologia própria do Manuelino, conjugado com elementos naturalistas, como também é visivel no mosteiro dos Jerónimos.

O Manuelino reflecte, influências islâmicas e Orientais, que marcam definitivamente o fim da tradição Medieval das Torres de Menagem.

A Torre de Belém é adornada, com cordas e nós esculpidos em pedra, galerias abertas, torre de vigia, ameias em forma de escudo, decoradas com esferas armilares e a cruz da ordem de Cristo, e elementos naturalistas, como um rinoceronte ( o tal já referido em texto anterior), que vão aludir aos descobrimentos portugueses.

A Torre localizada na margem direita do Rio Tejo, era inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, no entanto foi progressivamente envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra.

Com o passar dos tempos, a estrutura foi perdendo a sua original função defensiva, passando a exercer outras funções, como tal foi, registro aduaneiro, posto de sinalização, telégrafo, farol e até prisão, já que os seus paióis, foram utilizados como masmorras, para presos políticos durante o reinado de D. Filipe I (1580-1598), e mais tarde por D. João IV ( 1640-1656).

O Arcebispo de Braga e primaz das Espanhas, D. Sebastião de Matos de Noronha ( 1636-1641), por coligação à Espanha e fazendo frente a D. João IV, foi preso e mantido recluso na Torre de Belém, entre outras personalidades.

Nos nossos dias é possível fazer visitas a este este monumento e no seu terraço desfrutar de uma maravilhosa vista, sobre o Tejo e dele imaginar a partida das naus e caravelas para os novos mundos.

A Torre de Belém é classificada como Monumento Nacional por decreto de 10 de Janeiro de 1907, e considerada pela UNESCO, como Património Cultural de toda a Humanidade.

Sem comentários: